“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

- Árvore de Amoras

Mais uma participação exclusiva da escritora e historiadora Urda Alice Klueger, que nos remete aos anos de 19(60), do século passado, relembrando sobre as delicias das “amoras” em nossa região do Garcia e toda Blumenau.
Por Urda
(Para Luiz Ramil)
                                  
Imagem: divulgação Internet
       Lembro-me de quando estavas aqui, em agosto, e a árvore de amoras¹ ensaiava a Primavera, neste ano em que o inverno foi tão brando! A cada manhã parávamos sob ela e víamos as pequenas amoras verdes crescendo, e eu comentava contigo da abundância que haveria em breve, da refeição de amoras que eu faria ali, a cada manhã, coisa encantada, que me ligava à Natureza, ao Passado e ao Presente de fartura, tanta comida, hoje, neste país, que as crianças já não sabem mais comer fruta no !                                

          Então tu te foste antes que a primeira amora amadurecesse, e eu continuei ali, espreitando aquela árvore que em poucos dias cobriu-se de amoras pretas, doces e suculentas, e nas manhãs de andanças com meu cachorro eu já não comia mais em casa, tamanha era a fartura que havia sob aquela árvore, fartura daquela fruta que me deixava a boca, o rosto e as mãos cheias do roxo do seu sumo, fartura das lembranças de ter estado ali contigo. Eram tantas as amoras que eu podia comer até a saciedade, e elas se desprendiam dos ramos da árvore ao primeiro toque e me enchiam as mãos, e a cada uma que eu botava na boca eu me lembrava de ti, e aquela rua que me trazia diversas magias agora ficara mais encantada ainda, e cada manhã era uma manhã de festa porque havia as amoras e a tua lembrança de ali, sob a árvore – mais de uma vez eu te escrevi sobre aquelas amoras maduras, mas penso que não sabes, até agora, como aquele amadurecimento está, agora, ligado à tua lembrança.

Imagem: divulgação
   Houve dias que como que me sentia intoxicada de tanta vitamina C, tamanha a abundância sob aquela árvore, e é tão mágica e magnífica, aquela árvore, que tanto eu, quanto as crianças da escola, quanto outros passantes, todos paravam ali para colherem suas frutinhas negras, e lá vinham mulheres com panelas para a colheita com a qual fariam doces, ou homens com potes de plástico para colher amoras para as suas crianças, e todos nos fartávamos e colhíamos  o que estava à mão, na parte mais baixa da árvore, pois lá em cima, quem dominavam eram as aves.
     Todo o tipo de aves e avezinhas fazia sua barulheira primaveril nos altos da árvore, sem nenhum medo, pois agora as crianças também já não sabem mais perseguir passarinhos, e houve uma manhã, mesmo, que havia tal bando de aracuãs se alimentando lá no andar de cima, que quando faziam uma revoada, era quase que com se houvesse um escurecimento do dia. As aracuãs estavam tão felizes e repletas de amora que, imagino, naquele dia aproveitaram para perpetuar sua espécie. E eu comi, e depois fui andando, e depois voltei – tu conheces o meu itinerário – e sempre as aracuãs continuavam ali a festejar a vida, e como eu sentia que não estivesses ali para compartilhar aquela exuberância toda!
     A festa daquela árvore continuou por uns quarenta dias – nunca fizera as contas de quanto tempo uma árvore de amoras permanece frutificando, mas neste ano eu lembrava de ti e de quanto tempo fazia que te foras, e sabia do tempo. E continuava, a cada amora, a me lembrar de ti.
        Hoje foi a primeira manhã em que já não havia amoras, e vim para casa com fome. Há que esperar muito tempo para que aquela árvore volte a frutificar, o que não quer dizer que ela não continue a frutificar lembranças, pois me mantive sob ela, olhando seus ramos sem amoras, mas pejados de recordações.
Imagem: divulgação
     Quanto tempo irá passar, agora, até que possamos estar de novo sob uma árvore assim, armazenando novamente as lembranças que ficarão para a vida? Senti muito, muito, a tua falta.
¹ Amora é o nome popular dado a diversas frutas de formato semelhante, mas pertencentes à gêneros e mesma famílias botânicas diferentes.
Alguns tipos de amoras:
Amora-branca, Amora-do-mato, Amora-vermelha. 

               Blumenau, 04 de Outubro de 2014.
               Urda Alice Klueger
               Escritora, historiadora e doutora em Geografia.

3 comentários:


  1. Adalberto e Urda Bela história, bons tempos. Tenho o privilégio de ter árvores em volta de casa e de ser, nos últimos dias, acordado por sabiás
    Alexandre Farias

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Adalberto

    esta história me lembra bons tempos de infância.
    as amoras, estas delícias, meus pais não tinham esta árvore, mas lembro que o vizinho tinha.
    Uma pena que esta árvore não existe mais, porque no local hoje tem um prédio.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde meu caro Adalberto,
    Quão bom foi ler este texto, pois me veio a lembrança de quando garoto na casa dos meus avós maternos, pois lá tínhamos um enorme pé de amoras , amoras estas que eram divididas com os vários pássaros que ali vinham alimentar - se todos os dias, quando na época das frutas.
    Parabéns por mais um excelente texto.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...