“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

- Histórias da minha Avó

Em histórias de nosso cotidiano, apresentamos hoje mais uma crônica da Escritora Urda, relatando em sua crônica sobre os costumes e histórias de sua avó Emma.
 
Minha avó¹ não tinha dentes. Eu passei a conviver diariamente com ela quando ela tinha se tornado irremediavelmente velha, aos sessenta anos, e ela me fascinava por ser um poço sem fundo de histórias para contar, e também pelo fato de não ter dentes.

Minha avó Emma ensinou-me coisas estranhas. Por exemplo, no começo do verão, naquelas maravilhosas tardes de começo de verão em que os pepinos estavam começando a formar os frutos no nosso quintal, minha avó fazia coisa estranhíssima: colhia um pequeno pepino ainda em formação, tenro pepino de casca verde, e sentava-se à sombra, numa grande pedra que havia no nosso jardim. Com uma faca afiada, ela ia cortando o pepino em finas fatias translúcidas, com casta e tudo, e punha-se a mascá-las.
É claro que eu não arredava do pé dela, totalmente fascinada por aquela pessoa estranha que comia pepino sem sal e sem vinagre, e COM CASCA!, e podia ficar por horas acocorada perto dela, a espiar como suas gengivas sem dentes mascavam as finas fatias do pepino, que ela saboreava com tanto prazer. É claro, também, que em pouco tempo eu também comia pepino do mesmo jeito que ela, e aquele é um gosto que ainda hoje tenho na boca, de tão bom que era!
Nas amenas tardes do começo do calor, minha avó, além de me dar o espetáculo das suas gengivas desdentadas trabalhando, me deu o incomensurável presente das suas histórias.
Ela chegara ao Brasil prestes a fazer sete anos, oriunda da Lituânia, que a gente não sabia bem onde era e ela dizia que era na Rússia. Hoje sei muito bem que a Lituânia é, de novo, um país soberano, depois da dissolução da União Soviética, mas, naqueles idos de 1960, a Lituânia era apenas um lugar nebuloso na minha Geografia pitoca, que, de certo, só existia nas histórias da minha avó.
Ela se lembrava muito bem de como as coisas eram lá, e aquilo era muito mais empolgante do que qualquer livro com histórias de fadas, ainda mais contado por ela, a comer pepino com casca com as suas gengivas vazias.
Do que ela se lembrava? Do inverno, com certeza a coisa mais marcante que guardara da sua primeira pátria. No inverno, andava-se de trenó por cima de muito gelo e, se  jogasse para cima um punhado de água com a mão, a água caía transformada em pedrinhas de gelo. Eu a ouvia contar totalmente fascinada; daria qualquer coisa para conhecer um lugar assim, onde eu poderia produzir o meu próprio granizo o inverno inteiro, e não ter de esperar pelos raros granizos que já vira na minha terra de Blumenau.
Nem tudo tinha sido fascinação nos invernos de gente pobre da Lituânia no final do século passado, claro que não. A família da minha avó morava em casa exígua, que tinha como peça e/ou objeto principal o que ela chama de forno. Considerando que ela nunca aprendeu corretamente o português, eu creio que com “forno”, ela queria dizer lareira. Era em torno desse “forno” que a vida da família decorria no inverno. Dormia-se em torno dele; degelavam-se diante dele os repolhos e as batatas das parcas refeições, repolhos e batatas contados e recontados, para que durassem até o final do inverno, sempre mais escassos conforme a estação se adiantava.
E no forno, pensam que havia farta lenha para as chamas crepitantes? Nada disso, a lenha era racionada, o governo lituano só permitia que cada família cortasse pequeno trecho da floresta por ano, insuficiente para o calor na época das grandes neves. Era mister secar todo o esterco do gado e armazená-lo, para queimar quando a lenha acabasse.
Dona Emma e Sr. Oskar Klueger.
O mais incrível de tudo o que a minha avó contava, porém, era sobre as visitas. Se se fizesse ou recebesse visita, ficava implícito que os visitantes trariam sua própria comida, já que o anfitrião não tinha o que oferecer à uma boca a mais. Seria isto possível, em algum lugar no mundo? Esse fato ficava além da minha imaginação de menina criada em terra de fartura, e para exorcizá-lo, eu ia correndo buscar grossa fatias de pão de casa com manteiga e mussi de banana, o quitute preferido da minha infância. Enquanto eu mastigava o meu pão com mussi, minha avó, placidamente continuava mascando suas finas fatias de pepino novo, a olhar, lá atrás dos morros, o Sol que se escondia.
Minha avó não tinha dentes. Mas como ela sabia contar histórias!
¹ Emma Katzwinkel Klueger.
  
Blumenau, 08 de Abril de 1996. 
Urda Alice Klueger/escritora em Blumenau
Arquivo Família Kluger/Adalberto Day

9 comentários:

  1. Grata Sr. Adalberto....
    Belos histórias e memórias...
    Abração.
    Angelina

    ResponderExcluir
  2. Adalberto
    Gosto muito do que a Urda escreve!
    Rubens Heusi

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia!
    Primeiramente gostaria de parabenizar o autor deste blog, que tem sido de grande ajuda nas minhas pesquisas e por dedicar seu tempo a deixar "vivas" as memórias de Blumenau.
    Sou estudante de Comunicação Social na FURB (Universidade Regional de Blumenau), eu e meu grupo estamos fazendo uma pesquisa sobre o cinema na região de Blumenau e Santa Catarina. Gostaríamos de entrevistar algumas pessoas da área do cinema que trabalham na região, para isto, elaboramos dez perguntas sobre o cinema que serão anexadas ao nosso trabalho para conhecimento. Você gostaria de participar? Conhece alguém que o faria?
    Desde já agradeço a atenção,
    Victória Regina Russi

    ResponderExcluir
  4. Olá Adalberto!

    Quanto tempo... e a saúde?
    Seu blog é pura cultura e conhecimento. Prazerosa leitura!
    De quebra, os textos da Urda são do mesmo calibre!
    Parabéns a ambos!
    Lembranças a Dalva e meninas.

    Vilma

    ResponderExcluir
  5. A infância nos marca de forma incrível, e perdemos muitas histórias pelo fato não compartilhá-las. Bom ter alguém como a Urda, consagrada escritora blumenauense, no consagrado blog, dividindo esses momentos gostosos.

    Hoje em dia, no mundo da comida pronta, industrializada, salinizada aos extremos e com o gosto que a gente quiser, ler pepinos crus gostosos parece até estranho. Coisas boas, que nosso paladar em busca de coisas não saudáveis.

    Gostoso também, conhecer essa memória do país de origem. A maioria de nossos avós já são filhos de colonos, e não lembram de muita coisa para compartilhar.

    Quem sabe um dia resgatamos aquela conversa em roda, em um final de domingo, longe da TV.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Come direbbe mia nonna ... "Nessuno ... Immergere un pollo ... Rende i bambini ... Come ho"!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde

    Estas lembranças sempre são marcantes!
    Tempos difíceis e tudo se aproveitava.
    Lembro que meu pai contava que minha avó durante o período da II.Guerra, para economizar, dividia o palito de fósforo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Eu Sílvio José katzwinkel faço parte dessa "árvore genealógica"agradeço a Uma por trazer ao conhecimento dos descendentes dessa família a narrativa.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...