“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

- Nossa Senhora Visitadora

Nossa Senhora Visitadora
Participação da colunista/Escritora, historiadora Urda – relando sobre Nossa Senhora visitadora.
Me chamou muito atenção pois era assim mesmo que crescemos vendo essas visitas, altares, cantorias, orações e procissões.






Por Urda Alice. Klueger.

 Quem tem 50 (Em 1996) anos se lembra; quem não tem 50 anos, provavelmente nunca ouviu falar. Vou contar, hoje, de uma tradição que existia lá no começo dos anos sessenta: a de Nossa Senhora Visitadora.
A rua Antonio Zendron, em Blumenau (Bairro Valparaíso), onde cresci, na época já era uma rua muito extensa, com muitos moradores. Não tinha as feições de hoje, com loteamentos e condomínios se emendando – era uma rua calma, com pequenos grupos de casas separadas por grandes pastos onde pastavam mansas vacas holandesas, rua habitada por católicos e luteranos mais ou menos em mesmo número, mas  onde, com toda a força, a exemplo da maioria das ruas daquela época, Nossa Senhora Visitadora fazia o maior sucesso.
Considerando o tamanho da rua, faço as contas e tento imaginar quanto tempo levava Nossa Senhora para visitar todos os moradores; com certeza, a volta inteira demorava anos. Esses cálculos, porém, não importam. O que importa era a emoção de beleza que vinha com as visitas de Nossa Senhora.
Ela ficava uma semana em cada casa. Creio que era nas noites de sábado que Nossa Senhora migrava para a casa seguinte; como havia os grandes pastos entre as casas, às vezes a procissão que transportava a imagem de Nossa Senhora de uma casa para a outra era extensa, e sempre linda, com todos com velas acesas nas mãos a cantar canções marianas, as crianças na maior expectativa a espiar como a cera das velas formava estranhas esculturas acima das suas mãos.
Aí se chegava à nova casa que Nossa Senhora ia visitar, e, ah! Sempre havia uma surpresa! Dependendo da situação econômica de cada família, criavam-se todo o tipo de altares onde Nossa Senhora iria permanecer uma semana, e que altares maravilhosos que se faziam! Paredes inteiras da sala principal de cada casa eram cobertas de seda azul e tule branco, e Nossa Senhora era entronizada com todas as honras em altares fantásticos, que esgotavam toda a criatividade dos moradores e encantavam a vizinhança! Apesar de ser uma atitude totalmente católica, não era incomum as senhoras luteranas mandarem flores do seu jardim para o altar do vizinho, ou mesmo de comparecerem às cerimônias, que viravam quase acontecimentos sociais.
Eu era fascinada pelas procissões e pelos maravilhosos altares azuis e brancos, pejados de velas acesas e flores (as flores, naquela época de antes do surgimento das floriculturas, eram cultivadas por cada dona-de-casa). O chato era, depois, ter que rezar o terço. Eu até que gostava do terço quando era a Dona Nilda que o puxava, de uma forma natural e sem afetação, mas havia dias em que quem o fazia era o “seu” Moreira, um outro vizinho, que embarcava na recitação do terço como se estivesse num palco, levando o dobro do tempo, o que preocupava enormemente a nós, crianças, que queríamos que aquilo acabasse logo para poder conversar. Eram bonitas as ladainhas, e delas, eu gostava. A ladainha de Nossa Senhora me fazia viajar na sua poesia e no seu encanto, e enquanto todo mundo ficava repetindo: “Rogai por nós”, eu me amarrava, mesmo, era nos lindos títulos de mãe de Deus:
Rosa Mística!
Torre de marfim!
Eram palavras que estavam fora do nosso vocabulário do dia-a-dia, e que botavam a minha imaginação a funcionar pra valer.
Depois da procissão, do terço, das ladainhas e dos cantos, era hora de voltar para casa. Por toda aquela semana se ia rezar o terço naquela casa; no sábado seguinte, tudo se repetia, e havia a ansiedade para se conhecer o novo altar. Poderia ser um altar mais pobre, dessa vez, mas estaria pejado das melhores flores da redondeza, e haveria as velas da procissão noturna, e os cantos, e as expressões como “Rosa Mística” para mexer com a minha cabeça. Eu era muito pequena para saber das coisas, mas, com certeza, muitos namoros devem ter iniciado nessas visitas de Nossa Senhora pela minha rua à fora, muitas receitas eram trocadas pelas donas-de-casa, muita gente que não se conhecia acabava se conhecendo. Momento de integração de uma comunidade, momento de magia para as crianças, um dia Nossa Senhora deixou de fazer as visitas. E a magia das procissões com velas nas noites de sábado se acabou.

Blumenau, 12 de maio de 1996.
Urda Alice Klueger
Arquivo Adalberto Day

6 comentários:

  1. Djalma Fontanella da Silva Filho(de Anápolis)terça-feira, 28 de agosto de 2012 às 11:17:00 BRT

    Bela reportagem, como sempre da Urda.Bom relembrar destes tempos. Morei no Gaspar-Alto até pouco tempo atraz e la algumas familias catolicas tinham este costume, um pouco diferente desta época que a Urda relata.Parabens por mais uma boa lembrança de um passado não muinto distante.

    ResponderExcluir
  2. Momentos desses de integração da comunidade e das famílias é o que mais sentimos falta nos tempos de hoje, onde mal conhecemos os vizinhos mais próximos.

    ResponderExcluir
  3. Lembro da catequese,que nos era contada com fervor,estas historias e tambem cheguei a ver algumas vezes,a transição desta imagem de uma casa p/ outra,bons tempos.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão e amigo,belo trabalho da Sra Urda. Maravilhoso
    Antonio Aires

    ResponderExcluir
  5. Oi caro amigo Beto. Bem lembrada essa ocasião, habito que já se vai longe e era tão belo e venerado. Como o ser humano é volúvel. Prova disso é a própria historia da cristandade. Um grande abraço meu caro. Peço a Deus que o amigo não tenha sofrido dores com seu tratamento e que esteja se sentindo melhor a cada dia.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  6. Terminei de rezar uma novena em honra a NS Visitadora aqui em um bairro na cidade de São Francisco MG cumprindo um compromisso de uma senhora que a muitos anos queria cumprir em nome de sua mãe já falecida.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...